mar
2023
Albiera, a primeira mulher a assumir a vinícola Marchesi Antinori em 6 séculos de história
Desde a sua fundação por Giovanni di Piero Antinori há 638 anos, a Marchesi Antinori sempre foi administrada por homens. Mas foi em julho de 2017 que isso iria mudar, o presidente Piero Antinori se aposenta passando a presidência do grupo para Albiera, sua filha mais velha e a primeira mulher a assumir esse posto.
Nascida em Lausanne (Suíça) a 21 de dezembro de 1966, Albiera é a mais velha das três irmãs.
Sua carreira iniciou em 1986 quando começou a trabalhar na vinícola da família, passando pelas áreas de produção, comercial e marketing, integrando essa atividade com curso de formação de apoio.
Em 1995 assumiu a gestão da Prunotto, uma vinícola histórica no Piemonte na qual ainda ocupa o cargo de presidente. Sob sua gestão a Prunotto evoluiu em termos de qualidade, volume de negócios, novos produtos, adquiriu novas vinhas e ampliou a adega em Alba. Hoje é uma das vinícolas mais representativas da região de Alba.
Apaixonada por Marketing e Arquitetura, em 2001 ela assumiu toda a comunicação e marketing do grupo e foi em 2006 que assumiu toda a gestão imobiliária, estando a frente da construção das vinícolas, no total de 10 do período de 2006 a 2011.
Sua visão e paixão pela arquitetura e pelo cuidado nos detalhes, rendeu à Antinori Nel Chianti Classico, o prêmio de melhor vinícola do mundo para se visitar em 2022 pela World’s Best Vineyards Academy.
Em 2011, assumiu o cargo de Vice-Presidente da Marchesi Antinori. Ela faz parte do Conselho Executivo da União Provincial dos Agricultores de Florença desde abril de 2013. Em maio de 2014, ela também foi nomeada Vice-Presidente do Conselho do Grupo do Vinho no Conselho da Federação Federvini.
Atualmente Albiera Antinori conta com o apoio contínuo de suas duas irmãs, Allegra e Alessia, todas envolvidas integralmente na Marchesi Antinori. É presidente do Consorzio Bolgheri e Bolgheri Sassicaia DOC.
Curiosidades
Ela e suas irmãs cresceram no palácio da família, construção do século XV, no centro de Florença, e passavam os verões nas vinícolas toscanas da família em Chianti Classico e Bolgheri. Sua família produz vinho desde 1385.
Albiera adora arquitetura, por isso trabalhou de perto na construção e inauguração do novo prédio que abriga a vinícola, museu e sede da Antinori no coração do Chianti Classico, que abriu ao público há cinco anos.
“O que quer que venha da geração anterior não é um presente para você fazer com ela como quiser. É algo que você precisa cuidar e garantir que esteja em melhores condições para os próximos.” Albiera Antinori
Matéria escrita por Matheus de Carvalho, com o auxílio de José Eduardo Pereira Barboza.