News

Vínicola Antinori Nel Chianti Clássico Ganha Primeiro Lugar na World’s Best Vineyards!

Na edição deste ano da Word’s Best Vineyards, a vinícola Antinori Nel Chianti Clássico conquistou o primeiro lugar nos 50 top como a mais incrível para se visitar no mundo. Com sua arquitetura esplêndida (projetada por Marco Casamonti), vinhos incríveis, preocupação com a produção sustentável e ecológica, a experiência se torna um sinônimo do que você encontra ao visitar a vinícola.

Quem é Marchesi Antinori?

Família Marchesi Antinori

A família Antinori se dedica à produção de vinho há mais de 600 anos, quando em maio de 1385, Giovanni di Piero Antinori se tornou parte da Arte Fiorentina dei Vinattieri. Ao longo do século XVI, os vinhos se espalharam, junto com a reputação de Antinori, para a França, Flandres, Espanha e Norte da África.

A empresa é presidida por Albiera Antinori, com o apoio das duas irmãs Allegra e Alessia, que participam pessoalmente das atividades da empresa. O pai, Marchese Piero Antinori, é atualmente o Presidente Honorário da empresa. Tradição, paixão e intuição foram as qualidades que levaram os Marqueses Antinori a se estabelecerem como um dos principais produtores italianos de vinhos de alta qualidade.

O que é a Word’s Best Vineyards?

World’s Best Vineyards revela anualmente as 50 melhores vinícolas do mundo, buscando avaliar os melhores locais para provar vinhos incríveis e aprender sobre vinificação e o cultivo das uvas. A World’s Best Vineyards procura encontrar as melhores experiências no mundo dos vinhos, desde adegas antigas protegidas pela UNESCO a pequenas vinícolas familiares, o importe é que a experiência seja inesquecível para estar na lista das 50 melhores.

Como é a Antinori Nel Chianti Clássico?

Uma adega capaz de contar o passado, presente e futuro da família Antinori.

A adega é uma obra de arquitetura inovadora, fruto de sete anos de trabalho. Seguindo as instruções do Marquês Piero Antinori e suas filhas Albiera, Allegra e Alessia, o estúdio Archea Associati, com a engenharia de Hydea, supervisionou sua construção.

A estrutura da adega, de cor castanho-avermelhada e construída com materiais naturais como terracota, madeira, corten e vidro está centrada na ligação profunda e enraizada com a terra, respeitando a beleza destes locais que sempre acolheram as vinhas da família Antinori.

A adega foi concebida para permitir a vinificação “por gravidade” e garantir naturalmente a temperatura ideal para a produção e armazenamento do vinho.

Em 2022 a fotógrafa Marina Spironetti imortalizou a adega, recebendo o prêmio Errazuriz Wine Photographer of the Year na categoria “Lugares”.

Antinori Nel Chianti Clássico

Como é a visita a Antinori Nel Chianti Clássico?

Três tipos de passeio começam com uma introdução à história e filosofia da família Antinori. Os visitantes podem absorver a arquitetura incomum, instalações de vinificação contemporânea e área do museu, administrada pelas irmãs Antinori, Nel Chianti Classico abriga grande parte da extensa coleção de arte da família. Além de preservar e restaurar obras históricas, eles também encomendam novas, realizando exposições e seminários para celebrar todas as formas de arte que refletem a cultura toscana. Com a vinificação e a culinária incluídas nessa missão, os visitantes recebem uma imersão completa e gloriosa.

O restaurante, Rinuccio 1180, fica no terraço da cobertura nos meses mais quentes, com vista panorâmica das colinas. Ele usa ingredientes locais para fazer pratos tradicionais da Toscana em um estilo elegante e moderno. As degustações acontecem em uma cápsula de vidro suspensa sobre os barris da adega.

Faça uma visita a Antinori Nel Chianti Clássico clicando aqui!

Museu Antinori Nel Chianti Clássico